• Vou voar à noite?Open or Close

    Não! O tipo de licença aplicado ao pilotos de ultraleve apenas permite voo visual diurno. Ou seja tem de ter sempre o chão à vista e sempre em horário diurno.

  • Só se pode voar no Verão?Open or Close

    Pode voar-se durante todo o ano desde que em condições visuais. Por sinal, o voo durante as estações mais frias é mais cómodo e estável do que com calor, uma vez que o ar quente é normalmente instável e turbulento.

  • Posso alugar uma aeronave?Open or Close

    Existem aeronaves para alugar por várias entidades e aeroclubes. Deverá fazer uma adaptação à aeronave em causa. Na Academia de Voo Hangar 5 possuimos divesas aeronaves disponíveis para aluguer.

  • Posso voar dentro de nuvens?Open or Close

    Não! O voo em ultraleve só é permitido com condições visuais. O piloto tem que ter sempre contacto visual com o terreno durante todo o seu voo. O chamado voo por instrumentos (IFR) não é permitido em ultraleves.

  • Depois do curso quais são os mínimos obrigatórios para manter a licença?Open or Close

    Para alem de ter o certificado médico válido, a sua licença será sempre válida se tiver efectuado pelo menos 3 horas de voo e 10 aterragens nos últimos seis meses antes da data de revalidação.

    Em alternativa poderá efectuar um voo de treino com instrutor com a duração mínima de uma hora como substituição de experiencia recente.

  • Existem custos adicionais?Open or Close

    O exame médico, os exames teóricos e práticos são pagos ás entidades responsáveis (centro de medicina médica, INAC e examinador de voo), totalizando cerca de 250 Euros e pagos na altura em que são efectuados. Existem ainda custos cobrados pelo INAC na emissão de licenças, de caderneta de voo e cartão de aluno, que já estão incluidos no valor do curso, assim como um kit personalizado de iniciação, fornecido pela Academia de Voo Hangar 5.

  • Quanto custa um curso?Open or Close

    O valor do curso na Academia de Voo Hangar 5, começa em 5.500 Euros, havendo a hipótese de pagamentos faseados (A acordar prazos e condições).

  • Qual a sequência académica do curso?Open or Close

    Na componente teórica, o instrutor decidirá quando está pronto a ir a exame. Existem 3 exames que são efectuados e validados pelo INAC (entidade que tutela e regulamenta o voo no território nacional).

    Na parte prática o Director de Formação decidirá quando você deve fazer o exame de voo. É normalmente proposto pela escola um dos seus examinadores credenciados pelo INAC para efectuar o referido exame.

  • Onde são ministradas as aulas?Open or Close

    As aulas teóricas são ministradas em horário pós-laboral ou fim de semana, conforme as necessidades da turma. Dispomos de salas de aula no Hangar 5 do Aeródromo Municipal de Cascais em Tires.

    As aulas práticas de Voo são no Aeródromo Municipal de Cascais, onde temos as nossas aeronaves hangaradas.

  • Qual a idade ideal para aprender?Open or Close

    Voar é literalmente um desporto para todas as idades. Já se ministraram cursos de ultraleve a pessoas dos 17 aos 80 anos.

  • Quanto tempo demora até ter a licença PU?Open or Close

    Normalmente a licença é conseguida ao fim de 6 a 12 meses. As aulas teóricas e práticas são feitas á sua medida e conforme a sua disponibilidade.

  • Quais são as condições para tirar o curso de Piloto de Ultraleve?Open or Close

    Mínimo de 17 anos de idade e escolaridade obrigatória concluida, para a idade da pessoa. Adicionalmente é exigido um certificado médico de aptidão de classe 2, a ser obtido junto das entidades competentes.

  • Vantagens de fazer o Curso de PU na Academia de Voo Hangar 5 e no Aeródromo de Cascais?Open or Close

    Os Pilotos Instrutores e Examinadores da Academia de Voo Hangar 5 possuem mais de 25 anos de experiência no ensino do voo em aeronaves ultraligeiras, com milhares de horas de voo, em vários tipos de aviões de múltiplas classes.

    As aeronaves utilizadas na instrução (DYNAMIC WT9), são consideradas as aeronaves topo de gama neste tipo de aviação, conseguindo até melhor desempenho que a maioria dos aviões ligeiros semelhantes.

    Voar no Aeródromo de Cascais, implica voar com todas as regras e procedimentos de um aeroporto controlado, incluindo o domínio de toda a fraseologia aeronáutica nacional e internacional. Assim sendo, ficará apto a voar em qualquer tipo de ambiente aeronáutico, com todos os tipos de aeronaves, incluindo aviação geral, como jactos privados e aviões de linha aérea.

    Todos estes factores contribuem para uma formação de excelência, que possiblita voar em qualquer espaço aéreo controlado ou não, nacional ou internacional.

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